NOTÍCIAS

XII COPEM: a programação científica está completa!

A programação científica com temas, datas, horários, salas e respectivos palestrantes pode ser consultada no site do XII COPEM, o maior evento da endocrinologia paulista que espera reunir 1500 congressistas.

Organizado pela SBEM-SP, o COPEM apoia fortemente a tradição de inovação e pretende elencar a representatividade paulista na comunidade científica (o estado é responsável por 80% da produção científica no Brasil). Para Dr. José Augusto Sgarbi, presidente do COPEM e da Regional São Paulo da SBEM, “o grande desafio tem sido dar uma ‘cara’ nova ao evento, congregando os interesses de endocrinologistas clínicos e pesquisadores. Inovar o COPEM foi a tônica das Comissões Organizadora e Científica.”

Para Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente da Comissão Científica, o grande desafio do XII COPEM é compor um programa que seja abrangente e evidencie as últimas definições a respeito de cada tema, sempre trazendo a pesquisa básica para o dia a dia clínico, permitindo a grande interação com os congressistas. “Tivemos o cuidado de convidar pessoas capacitadas e com boa habilidade para comunicar seus conhecimentos.”

O pesquisador Dr. Peter Kopp, médico que participa de todos os consensos de doenças tireoidianas, apresentará, em português, dados sobre diretrizes do tratamento do hipertireoidismo.

Brasileiro radicado na Austrália, Dr. Gilberto Paz-Filho discutirá a importância de novas tecnologias de sequenciamento genético para o diagnóstico da obesidade. “O custo do sequenciamento de todo o código genético vem se tornando cada vez mais acessível e, em breve, tal teste poderá ser realizado rotineiramente na clínica. Por isso, é importante que o endocrinologista esteja atualizado sobre os usos e limitações de tais testes”, explica o médico, que também vai tratar do tema Deficiência Congênita por Mutações no Gene da Leptina, Amenorreia Hipotalâmica e Lipodistrofia.

Haverá ainda a participação do Dr. Franco Folli, que apresentará a Revisão Geral do Diabetes Tipo 2, além de trazer as novidades sobre a esteato-hepatite não alcoólica (NASH) relacionada ao diabetes. Dr. Michael Whyte apresentará alguns conceitos inéditos sobre a importância da fosfatase alcalina, além de nos mostrar como recentes conhecimentos sobre os mecanismos de desenvolvimento de algumas doenças ósseas raras auxiliaram na descoberta de novas drogas para o tratamento da osteoporose.

A programação do XII COPEM prevê os Encontros Clínicos Cirúrgicos, ocasião em que um professor convidado comentará cirurgias e preparos clínicos e anestésicos especiais. Um dos temas de discussão será Os Cuidados Pré e Pós-Operatório da Cirurgia Bariátrica, com opiniões de cirurgião, clínico e nutrólogo. “Aqui, a intenção é evidenciar a visão de cada um”, explica Dra. Marise.

Aspectos sobre hipogonadismo, libido e reposição hormonal serão tratados com endócrinos e ginecologistas. Haverá também um Simpósio de Atualização em Cardioendocrinologia, mostrando novas guidelines de tratamentos da hipertensão, dislipidemias e do próprio diabetes mellitus.

O XII COPEM espera reunir 1.500 congressistas para tratar de inovação e Endocrinologia moderna. Participe do maior encontro paulista da especialidade!

www.copem2017.com.br