O Dia da Visibilidade Trans é comemorado no Brasil no dia 29 de janeiro. A data, criada em 2004, objetiva promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o respeito à população trans.
Muitas vezes, esse público se encontra em condições de vulnerabilidade. Por isso é importante contribuir para a promoção de sua inclusão social, com garantia de todos seus direitos, incluindo acesso à educação, saúde e trabalho.
A Campanha pelo Dia da Visibilidade Trans é uma das novas iniciativas da SBEM Nacional, que criou, recentemente, a Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI). O Dr. Bruno Ferraz (SP) é o presidente da CDEI e tem como membros, Dra. Fernanda de Azevedo Corrêa (SP), Dra. Karen de Marca (RJ), Dra. Ticiana da Costa Rodrigues (RS), Dr. Jorge Eduardo da Silva Soares Pinto (RJ) e Dra. Margaret de Castro (SP).
“E o que nós endocrinologistas, membros da SBEM, podemos fazer?” é um dos pontos abordados na campanha.
Dentre as etapas da transição de gênero, processo pelo qual a grande maioria das pessoas trans deseja passar, existe a hormonização cruzada, que permite que o corpo da pessoa trans se alinhe com seu gênero de identificação. A especialidade médica mais capacitada para conduzir este tratamento com segurança e eficácia é a Endocrinologia.
Neste ano, a campanha do Dia da Visibilidade Trans visa sensibilizar os associados para o cuidado da saúde da pessoa trans, através de depoimentos gravados em vídeo por especialistas da SBEM de todo Brasil.
A campanha da SBEM Nacional está sendo replicada no Instagram e Facebook da SBEM Regional São Paulo, acompanhe para curtir e compartilhar!
Fonte: site da SBEM Nacional