Avanços em pesquisa do diagnóstico ao tratamento de doenças endócrinas, com ênfase no dia a dia do endocrinologista, são os motes do 13° COPEM, que será realizado em São Paulo entre os dias 16 e 18 de maio deste ano. Estima-se um público de 1.500 pessoas.
A geneticista Mayana Zats é uma das convidadas e abordará os dilemas da ética médica na era do genoma. Além dela, estão confirmadas as presenças de outros cinco pesquisadores internacionalmente renomados: os Drs. Michael Nauck (Alemanha), Richard Auchus (Universidade de Michigan – EUA), Irina Bancos (Mayo Clinic – EUA), Antonio Bianco (Universidade de Chicago – EUA) e Maria Beatriz Lopes (Universidade de Virginia – EUA), sendo os dois últimos pesquisadores brasileiros radicados nos Estados Unidos e especializados em doenças tireoidianas e hipofisárias, respectivamente. Estes convidados internacionais discutirão temas palpitantes, desde novas drogas utilizadas para o tratamento do diabetes, a medicina personalizada para o manejo de doenças tireoidianas e, até mesmo, a descoberta de hormônios derivados da testosterona, que estão implicados na etiologia de doenças na infância e vida adulta.
“Teremos 3 cursos de imersão, destacando-se o de Novas Tecnologias para o Tratamento de Diabetes e Avanços em Endocrinopediatria, além de 22 simpósios que abordarão desde doenças frequentes como obesidade, diabetes e câncer de tireoide, até doenças que causam infertilidade. Preparamos também 11 conferências com os principais pesquisadores de São Paulo”, conta a Dra. Tânia Bachega, presidente da Comissão Científica do evento, que é organizado pela SBEM-SP.
Interação – seguindo a tendência de sua última edição, o COPEM 2019 terá o Meet the Professor, atividade que promove o encontro dos congressistas para uma sessão de tira dúvidas com renomados especialistas das diferentes áreas. Também faz parte da programação o Debate Socrático sobre o tema controverso na pratica clínica: “Microcarcinoma papilífero de tiroide – operar ou observar?”, ocasião onde dois especialistas debaterão pontos científicos divergentes.
A grade completa de temas do 13° COPEM pode ser vista no site www.copem2019.com.br .