A rotulagem frontal é uma medida de prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e obesidade, pois visa identificar de maneira clara os alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, substâncias que em excesso prejudicam a saúde. O assunto vem sendo discutido há algum tempo com empresas da área, Governo, PROCON, sociedade civil e entidades relacionadas ao setor.
A SBEM solicita aos associados e pacientes que participem da Consulta Pública da Anvisa sobre a rotulagem. O prazo para o recebimento dos comentários é no próximo dia 6 de novembro, quando completa o período de avaliação dado pela ANVISA.
O que é uma consulta pública? É o momento em que a Anvisa abre suas decisões ao público, dando a oportunidade de todos contribuírem com suas percepções e opiniões sobre um determinado assunto. |
Existem três modelos de rotulagem, sendo que dois foram discutidos nos últimos anos. Um deles é o frontal de advertência (com os triângulos) – gordura, açúcar e sal. “A identificação com o uso dos triângulos, por exemplo, foi desenvolvida pela Faculdade de Saúde Pública da USP, com comprovação de eficiência através de trabalhos publicados”, comenta o Dr. Marcio Mancini, endocrinologista da SBEM-SP.
O passo a passo para participar dessa consulta está no site www.direitodesaber.org
Participe!
Fontes: Site da SBEM Nacional e portal Direito de Saber.