Nos próximos dias 20, 21 e 22 de outubro, haverá uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial da Prevenção e Combate à Osteoporose, com organização e coordenação da ABRASSO – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo.
Em São Paulo, o grande destaque é o Projeto Casa Segura, desenvolvido pelo arquiteto Gabriel Casadei Pietraroia, com apoio e supervisão da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “São dicas simples, mas que farão muita diferença na adaptação de necessidades especiais que surgem com o envelhecimento e dificuldades motoras. Várias destas dicas são úteis para o planejamento de novas construções de casas e apartamentos, pensando no envelhecimento de seus moradores”, conta Dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista da SBEM-SP e presidente da ABRASSO.
A Casa Segura ficará instalada no Parque Villa Lobos, em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, aberta à visitação monitorada das 9 às 17 horas.
Haverá também Teste do Calcâneo (exame que avalia a massa óssea do indivíduo por meio de uma ultrassonometria do calcanhar para identificar a osteoporose) e teste de “Frax”, desenvolvido através de questionário para estimar a probabilidade de fraturas de acordo com os fatores de risco relatados na pesquisa. “O teste do calcâneo é simples e não incisivo, com duração de apenas 60 segundos, com resultado imediato”, informa Dra. Marise.
Voluntários da SBEM-SP distribuirão folder e prestarão esclarecimentos ao público sobre a osteoporose.
Confira a programação:
Em São Paulo (SP):
Datas: 20, 21 e 22/10 – Das 9 às 17 horas
Local: Parque Villa Lobos – Espaço Esplanada
Ações: Projeto Casa Segura
Tenda de atendimento, com Teste do Calcâneo
Dicas e orientações nutricionais e de atividades físicas
Fonte: Assessoria de Imprensa da ABRASSO.