É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr. Pedro Henrique Silveira Corrêa.
Profissional de jeito tímido, com voz sempre baixa, muito discreto, Dr. Pedro graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1969) com mestrado e doutorado pela USP. Foi Médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP atuando principalmente com doenças osteometabólicas.
“Dr. Pedro foi uma das referências no estudo de doenças osteometabólicas, contribuindo de modo determinante para a formação de muitos endocrinologistas. Deixou um legado importante para a endocrinologia nacional, nos fará imensa falta” – Dr. Felipe Henning Gaia Duarte, presidente da SBEM-SP gestão 2023-2024.
“O Prof. Dr. Pedro Henrique Silveira Correa foi uma grande inspiração para mim. Ele foi pioneiro em várias técnicas dentro das doenças osteometabólicas, tendo trazido o primeiro densitômetro para o Brasil na década de 80. Além disto, foi pioneiro na técnica de histomorfometria em biópsia óssea em osso não descalcificado, que nos trouxe tantas informações importantes sobre patofisiologia das doenças pesseas. Foi professor de Endocrinologia na Santa Casa de São Paulo e, posteriormente, assistente no Hospital das Clínicas. Tive a honra de tê-lo em minha banca de doutorado, em 1992. Depois disso, trabalhamos muito tempo juntos pelas sociedades médicas (SBEM-SP e na extinta SOBEMOM). Ele detinha um conhecimento enorme, que compartilhava com colegas. Era extremamente exigente consigo mesmo na questão qualidade do conhecimento científico e da Medicina. Foi um dos grandes pilares do Osteometabolismo, que nos permitiu conquistar o respeito internacional que temos hoje em dia nesta área.” – Dra. Marise Lazaretti Castro.
“Dr. Pedro Henrique foi chefe da unidade de doenças osteometabólicas aqui do HC, sucedendo a Dra. Maria Odete…um grande endocrinologista, uma grande perda” – Dr. Marcio Mancini
Nossas sinceras condolências aos familiares e amigos.
Diretoria da SBEM-SP.