18 de outubro é o Dia Mundial da Menopausa
A menopausa é a cessação permanente da menstruação. Decorrente da falência da produção dos hormônios estrógenos e da atividade reprodutiva pelos ovários, geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. Quando acontece antes dos 40 anos, é denominada menopausa precoce, o que pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares (infarto e derrame) e osteoporose.
“A diminuição da produção dos estrógenos pelos ovários pode causar sintomas que diminuem de forma relevante a qualidade de vida da mulher, como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade, insônia, diminuição da massa óssea, ganho de peso e alterações do metabolismo”, alerta a Dra. Larissa Garcia Gomes, diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).
Tratamento – Os sintomas de menopausa têm tratamento e devem ser feitos adequadamente. O tratamento se baseia inicialmente em orientações de mudanças de estilo de vida com dieta saudável, atividade física regular, manutenção do peso adequado e cessação de tabagismo.
A terapia hormonal com estrógenos representa a forma mais efetiva de tratar os sintomas da menopausa. “Os progestógenos precisam ser associados quando a paciente tem útero. A dose da terapia hormonal e forma de administração (comprimidos, gel, adesivos, creme vaginal), assim como os riscos e benefícios do tratamento, devem ser avaliados de forma criteriosa pelo médico que vai acompanhar a paciente”, comenta Dra. Larissa. Para as mulheres com contraindicação para terapia hormonal, existem opções não hormonais para tratamento dos sintomas de ondas de calor e secura vaginal.
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço:
Twitter: @SBEMSP
Facebook: Sbem-São-Paulo
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)
Regiane Chiereghim: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]