Recentes estudos que indicam que pessoas que não consomem glúten têm mais chance de desenvolver diabetes chamam atenção de endocrinologistas.
Para Dr. Marcio Krakauer, diretor da SBEM-SP, há conclusões indiretas em parte desses estudos, onde a redução das fibras seria a causa do aumento da incidência de diabetes. Para ele, é uma conclusão possível como causa, mas, na verdade, necessita de mais confirmações.
“O fato principal é que as pessoas estão em uma corrida contra o glúten (e a lactose), no meu ponto de vista, totalmente desnecessária, e sem nenhuma comprovação. Sintomas que melhoram ao reduzir ou retirar estes nutrientes podem ocorrer pela redução de carboidratos e pela redução calórica total também. Na minha visão, ainda a alimentação moderada e equilibrada é a chave da saúde. Além de exercícios e um bom sono”, complementa Dr. Krakauer.
Os profissionais da SBEM-SP estão à disposição para entrevistas sobre o tema.
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço
Twitter: @SBEMSP
Facebook: Sbem-São-Paulo
http://sbemsp.org.br/
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação (11) 5096-0838
Regiane Chiereghim: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]