O 21º Encontro Brasileiro de Tireoide, que aconteceu de 16 a 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, foi mais um marco para consagrar a tireoidologia nacional:
– 1500 congressistas
– 99 palestrantes
– 160 trabalhos inscritos
“Hoje o nosso Encontro Brasileiro de Tiroide chega na 21ª edição. É uma satisfação muito grande trazer esse evento pra São Paulo após 10 anos. O que nos deixa muito orgulhosos é vê-lo consolidado como o maior evento da tireoidologia no Brasil, provavelmente um dos maiores eventos da tireoide no mundo, com 1.500 inscritos, três dias e meio de palestras de altíssimo grau. Aquela sementinha que foi plantada há 40 anos, aqui em São Paulo, pelos professores Dr. Rui Maciel, Dra. Doris Rosenthal e Dr. José Hamilton Romaldini, deu muitos frutos. Tanto a comissão organizadora, liderada pelo Dr. Adriano Namo Cury, como a comissão científica, com Dr. Rafael Selbach Scheffel, à frente, foram nota dez.” Dr. Danilo Villagelin Neto, presidente do 21º EBT 2024.
A Regional São Paulo da SBEM preparou um Lounge dedicado aos congressistas, com ações de premiação de livros, produtos da SBEM e até uma inscrição para o COPEM 2025 para os associados SBEM adimplentes. Além de, claro, comidinhas, pontos de descanso e até quick massage.
Grade científica
Foram muitas atividades voltadas à prática clínica e à pesquisa. Um dos momentos que chamou atenção foi a conferência do Dr. Anthony Hollenberg (Estados Unidos). Ele mostrou que o hormônio da tireoide afeta muitos processos fisiológicos no fígado e regula de maneira importante o conteúdo de gordura do fígado e a capacidade deste órgão de se livrar do colesterol. Portanto, compreender como o hormônio tireoidiano atua no fígado é fundamental para melhorar a saúde humana.
“Mais recentemente, no último ano, novos medicamentos que têm como alvo a via de sinalização do hormônio tireoidiano no fígado foram aprovados pela Food and Drug Administration para o tratamento de doenças metabólicas associadas à doença hepática esteatótica, portanto, direcionar a sinalização do hormônio tireoidiano no fígado pode melhorar a saúde humana. É um momento emocionante e nesta aula vou rever alguns dos mecanismos pelos quais o hormônio da tireoide é capaz de fazer isso”, contou ele à nossa equipe de jornalismo minutos antes de começar a conferência.
Dr. José Augusto Sgarbi deu uma aula com enfoque bem básico para a atividade Meet The Professor sobre como manejar o paciente com hipertiroidismo subclínico, abordando o passo a passo, inclusive aproveitando um pouco o capítulo que tem no guia de tireoide da SBEM sobre como o manejo desta disfunção.
Já o Dr. Tim Korevaar (Holanda), um dos pesquisadores mais importantes sobre alterações tireoidianas na gestação, mostrou em sua conferência que o hipotireoidismo clínico tem um percentual relativamente baixo na colaboração de desfechos negativos relacionados à alteração do QI de bebês nascidos de mães com hipotireoidismo, sugerindo, portanto, uma nova visão para diagnóstico de manejo destes casos.
Premiações
A homenageada neste ano de 2024 com o Prêmio EBT é a Dra. Célia Regina Nogueira, da Faculdade de Medicina de UNESP – Botucatu.
“Eu fiquei extremamente honrada com esse prêmio, realmente foi uma surpresa. Eu trabalho há muito tempo dentro da endócrino, sou associada SBEM desde quando era estudante, então tem uma caminhada longa… receber esse prêmio agora é um retorno para mim, porém ele não é só meu, é dos meus mentores, que me fizeram chegar aqui, e dos meus alunos, a quem eu formo.” – Dra. Célia Regina Nogueira.
Abaixo, é possível conferir os trabalhos ganhadores do prêmio Jovem Cientista:
Prêmio Jovem Cientista Clínico
TÍTULO: THE RISK OF THYROID MALIGNANCY ACCORDING TO THE AMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY THYROID IMAGING REPORTING AND DATA SYSTEM (ACR-TIRADS) CLASSIFICATION IN PEDIATRIC PATIENTS
AUTORES: Anita Lavarda Scheinpflug; Leonardo Barbi Walter; Laura Marmitt; Rafael Selbach Scheffel; Mauricio Farenzena; Carlo Sasso Faccin; Marcia Silveira Graudenz; José Miguel Dora; Andre Borsatto Zanella; Ana Luiza Maia
INSTITUIÇÃO: UFRGS
Prêmio Jovem Cientista Básico
TÍTULO: METFORMIN ACTIVITY IN ANAPLASTIC THYROID CANCER CELLS, 3D MODELS AND THE INVOLVEMENT OF JAK/STAT PATHWAY.
AUTOR: Paloma Ramos de Oliveira; Juliana Ogoshi Takei; Rodrigo Esaki Tamura; Ileana Gabriela Sànchez de Rubió
INSTITUIÇÃO: Unifesp
Prêmio Jovem Cientista Translacional
TÍTULO: TERT PROMOTER MUTATION IN PAPILLARY THYROID CARCINOMA: INDEPENDENT RISK FACTOR FOR MACROSCOPIC EXTRATHYROIDAL EXTENSION WITH PROGNOSTIC IMPLICATIONS
AUTOR: Lívia Oliveira Elias; Ibere Cauduro Soares; Giovana Tardin Torrezan; Mariana Amélia Silva de Souza; Sophia Mascagni; Suemi Marui; Luiz Paulo Kowalski; Ana Oliveira Hoff; Debora Lucia Seguro Danilovic
INSTITUIÇÃO: 1. Endocrinology, Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo 2. Laboratório de Endocrinologia Celular e Molecular (LIM25), Hospital das Clínicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo.
GRANT DE PESQUISA
Alterações epigenéticas como moduladoras da diferenciação celular e agressividade do câncer de tiroide: em busca de novas vulnerabilidades no câncer anaplásico – Cesar Seigi Fuziwara – Básico
CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES DETERMINANTES PARA RECIDIVA DE DOENÇA DE GRAVES – Ana Beatriz Winter Tavares – Clínico
Os melhores trabalhos em formato poster ganharam menção honrosa.
Depoimentos
“O evento é sempre muito bem organizado. Eu assisti a uma palestra do Dr. Sgarbi e é sempre muito completa, com bastante informação nova, atualizada e muito acessível, com uma discussão no final também da palestra, trazendo para a realidade dos consultórios e foi muito produtivo. Não perco o EBT, é o meu evento favorito.” – Dra. Cássia Veridiana Bueno, de São Paulo.
“As mesas e discussões estão boas. Só em relação à organização, que eu não gostei que não teve lugar para deixar as malas quando a gente chegou. O lounge da SBEM-SP está ótimo, muito bom.” – Dra. Yara, Ventânia, Paraná.
“Está tudo maravilhoso, organização perfeita, os estandes, as palestras e os tópicos que foram escolhidos também. Bastante interessante para discussão. Tudo muito bom, excelente.”– Dra. Sheilla Cerqueira, Rio de Janeiro.
“Eu acho que tanto a organização como a parte científica estão superando as minhas expectativas. Sou estudante de Medicina ainda, e está sendo uma experiência muito incrível para mim. Profissionais muito bons, com boas palestras e creio que seja uma oportunidade e uma honra muito grande para quem ainda não é graduado na Medicina.” – Natália Magna Bosco Afonso, Catanduva/SP.
“É o meu primeiro congresso. Sou do laboratório do Dr. Rui Maciel. Consigo entender que participar do EBT é algo muito importante para mim, não só agora, mas no futuro e na minha carreira no geral. Então, estou tentando aproveitar o máximo” Antony, estudante de Farmácia, de Mauá/São Paulo.