Com satisfação, informamos que o Prof. Dr. Rui Monteiro de Barros Maciel, membro da SBEM-SP, foi eleito, no último dia 14 de Setembro, Membro Titular da Academia Nacional de Medicina para ocupar a cadeira de número 49 (patrono Enjolras Vampré).
“O Prof. Rui Maciel possui inúmeras qualidades, além de sua inteligência, o que o tornam uma pessoa incomum. É extremamente habilidoso, generoso e agregador. Foi meu orientador de doutorado. Trinta minutos de conversa com ele valiam sempre mais que horas e dias de estudos. Enxergar os diversos campos da vida acadêmica, científica – e mesmo política e social – pelos seus olhos, ampliaram muito a dimensão do meu próprio olhar, pensamento e entendimento. Ao seu lado, todos crescem, os pássaros cantam e voam livremente, mas retornam para sempre aprender um pouco mais”, declara Dr. José Augusto Sgarbi, presidente da SBEM-SP.
Dr. Rui Maciel é Professor Titular de Endocrinologia da EPM/UNIFESP. Entre suas contribuições à essa Instituição, foi Presidente da Comissão de Residência Médica, Chefe da Disciplina de Endocrinologia, Presidente da Comissão de Bancas de Concurso para Livre-Docência e Titular e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; tem cerca de 220 publicações em revistas indexadas, com contribuições importantes nas áreas de hipotireoidismo congênito, paralisia periódica tireotóxica e câncer de tiroide; editou 6 livros e orientou 48 alunos de Mestrado e Doutorado, entre os quais destacam-se líderes nacionais e internacionais da endocrinologia.
Na Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) foi Editor-Chefe dos Archives of Endocrinology and Metabolism, Vice-Presidente e Presidente da Comissão Científica dos Congressos da SBEM de 1994 e 1998, Membro da Comissão de Título de Especialista em Endocrinologia, Co-fundador dos Encontros Brasileiros de Tiroide (com João Romaldini e Doris Rosenthal) e Co-fundador do Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (com Claudio Kater). Foi também membro da Coordenadoria de Saúde da FAPESP, da Coordenação dos Programas de Medicina da CAPES e de Comissões de avaliação externa de diversas universidades. Recebeu inúmeros prêmios, entre os quais o Prêmio CAPES como orientador da melhor tese na área de medicina e os principais prêmios da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Latino-americana de Tireoide.
A história da Academia Nacional de Medicina confunde-se com a história do Brasil e é parte integrante e atuante na evolução da prática da medicina no país. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de Junho de 1829, seu objetivo é contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo Brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.
Fonte: UNIFESP e ANM.