Diabetes: comunicado oficial para combater fake news

Em virtude da repercussão a respeito da pretensa informação acerca do diabetes ser causado por vermes, as três Sociedades Científicas – SBEM, SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), assim como o CFN (Conselho Federal de Nutrição), observaram a necessidade de dar esclarecimentos e orientações à população.

As Sociedades e o Conselho reforçam que a afirmativa é um completo absurdo, e foi divulgada sem qualquer embasamento científico. Além de ludibriar a população com informações enganosas, expõem as pessoas com diabetes à possibilidade de abandono dos tratamentos adequados, colocando-as em risco, inclusive de morte.

Posicionamento visa reforçar que é importante buscar profissionais sérios e comprometidos com a ciência para o tratamento adequado das pessoas com diabetes, evitando práticas oportunistas e equivocadas, que, muitas vezes, só visam o lucro em detrimento da saúde desses indivíduos.

Link do Posicionamento Completo

Fonte: jornalismo SBEM