NOTÍCIAS

Endocrinologista alerta: fito-hormônios não servem para reposição hormonal

Essas substâncias podem ter efeitos adversos na saúde

 

Os fito-hormônios são hormônios provenientes das plantas. “Algumas configurações das moléculas de hormônios são muito parecidas com as substâncias extraídas de plantas, sendo a mais conhecida, a soja. Por isso, acredita-se que ela possa substituir a reposição hormonal, o que não é verdade”, declara a Dra. Dolores Pardini, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

A médica alerta ainda que o consumo de soja na alimentação é  saudável como aporte proteico, porém, não deve ser consumida como substituta do estrogênio, hormônio responsável pela reposição hormonal em mulheres menopausadas.

“Estudos randozimados e com grupo controle já demonstraram que o uso de soja para esse fim não promove ganho de massa óssea, não protege o coração e os efeitos nos chamados ‘fogachos’, os calores, são autolimitados e, muitas vezes, iguais ao efeito placebo”, explica Dra. Dolores.

Segundo ela, acredita-se ainda que muitas pessoas façam uso desse fito-hormônios dado duas propriedades naturais e na crença de que, por isso, sejam inócuos. “Mas isso não é verdade. Os extratos derivados de plantas muitas vezes têm ações deletérias. Já está demonstrado que eles podem até causar aumento mamário”.

A recomendação da especialista é que a mulher menopausada que tenha contraindicação para reposição hormonal à base de estrogênio não faça uso de fito-hormônios.

 

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:

http://www.sbemsp.org.br

https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/

https://www.instagram.com/sbemsp/

https://www.youtube.com/c/sbemsp

https://twitter.com/SBEMSP

 

Informações para a Imprensa

Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)

Regiane Chiereghim: [email protected]

Patrícia de Andrade: [email protected]

Débora Torrente: [email protected]