Pesquisadora comenta o estudo com anticorpo monoclonal
O FDA (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) aprovou o uso do Romosozumabe para mulheres na pós-menopausa com osteoporose e múltiplos fatores de risco para fraturas, com densidade mineral óssea muito baixa ou com osteoporose estabelecida (fraturas preexistentes), e para aquelas que não toleram outras terapias.
“Participamos de estudo sobre o romosozumabe que incluiu 7.180 pacientes do sexo feminino em diversos centros de pesquisa, espalhados por 23 países. Desses centros, oito estavam no Brasil. A pesquisa demonstrou uma redução significante no risco de fraturas vertebrais e não vertebrais em mulheres com osteoporose tratadas por um ano com romosozumabe”, comenta Dra. Marise Lazaretti Castro, endocrinologista que participou do estudo e membro da Comissão Científica do 13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metaboliga, COPEM, que será realizado em maio, em São Paulo.
O anticorpo monoclonal aumenta a formação de nova massa óssea. Em dois ensaios, o tratamento com romosozumabe reduziu o risco de fratura vertebral em 73% quando comparado ao placebo e em 50% em comparação com o alendronato.
“O romosozumabe é um anticorpo monoclonal humanizado contra a proteína esclerostina, que inibe a formação óssea. Portanto sua inibição pelo romosozumabe libera a capacidade de síntese dessas células ósseas, que passam a formar osso novo”, explica a endocrinologista e pesquisadora.
Ainda não há data de liberação no Brasil deste medicamento, mas a provação deixa a comunidade científica otimista, uma vez que o uso dos anticorpos monoclonais como agentes terapêuticos bastante específicos e eficazes já faz parte da rotina de várias especialidades médicas, com resultados extraordinários.
“Casos clínicos desafiadores em osteoporose” é tema de simpósio do 13° COPEM, entre outros temas da pesquisa em Endocrinologia aplicada ao dia a dia do consultório
13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia
Quando: De 16 a 18 de maio de 2019
Horário: A partir das 8 horas
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Informações: http://www.copem2019.com.br
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço:
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e WhatsApp)
Regiane Chiereghim: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]