Endocrinologista da SBEM-SP recebe um dos prêmios mais importantes da Endo Society
A Dra. Ana Claudia Latronico é um dos 13 nomes que recebe o Prêmio Internacional de Excelência em Endocrinologia de 2019 da Endocrine Society – Laureate Awards. Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Chefe do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas, ajudou a construir um centro internacionalmente reconhecido para a identificação de novas mutações genéticas associadas a doenças endócrinas. Além disso, desenvolveu um estudo pioneiro sobre as causas genéticas da puberdade precoce familiar em crianças, o que resultou na identificação de um novo fator inibidor ligado ao desenvolvimento sexual prematuro.
Dra. Ana Claudia tem uma vasta lista de publicações, e suas principais linhas de pesquisa são os aspectos clínicos e moleculares da puberdade precoce, hipogonadismo hipogonadotrófico e tumores adrenocorticais. Orientou 22 teses de Doutorado e tem 175 artigos publicados com destaque para publicações na revista The New England Journal of Medicine, o New England Journal of Medicine, Lancet Endocrinology e Diabetes, e o Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Uma de suas realizações de pesquisas mais importantes foi elucidar a base genética da puberdade precoce familiar em humanos, anteriormente considerada uma doença idiopática.
“Sua premiação traz muito reconhecimento para a Endocrinologia paulista e brasileira e é motivo de orgulho para todos nós”, declara o Dr. Sérgio Setsuo Maeda, presidente da SBEM-SP.
No currículo dela constam outros prêmios, como o Prêmio Jovem Investigador da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, o Prêmio Mentor 2017 das Agências Federal de Pesquisa (CAPES) e da Universidade de São Paulo. Em 2003, recebeu o Prêmio Laureate Richard E. Weitzman da Sociedade de Endocrinologia.
“Estou muito grata e honrada com esse reconhecimento internacional. Minha recomendação aos jovens pesquisadores endócrinos é buscar sempre qualidade nas atividades profissionais e, para isso, persistir na conquista de uma carreira. Vale a pena!”, declara a premiada.
Estabelecido em 1944, o Prêmio Laureate reconhece as maiores conquistas no campo da endocrinologia, incluindo pesquisas inovadoras e inovações em cuidados clínicos. A Endocrine Society apresentará os prêmios aos vencedores no ENDO 2019, o 101º Encontro Anual da Sociedade, que será de 23 a 26 de março de 2019, em Nova Orleans, EUA.
Fonte: Endocrine News