Completamente diferente do diabetes mellitus, que é o mais prevalente e conhecido, o diabetes insipidus é uma condição clínica em que a sede e o volume urinário ficam aumentados, mesmo com níveis glicêmicos normais. A causa é a deficiência do hormônio antidiurético produzido na região hipotalâmica e secretado pela parte posterior da hipófise (neurohipófise – uma glândula localizada na base do crânio) ou a incapacidade deste hormônio em agir nos rins promovendo a reabsorção de água.
“A deficiência ou incapacidade de ação do hormônio antidiurético pode ocorrer por diversos fatores, sejam por doenças na região hipotalâmica hipofisária, como tumores, processos inflamatórios, traumatismos nesta região, algumas doenças genéticas, distúrbios do cálcio e do potássio, assim como vários medicamentos, dentre eles o lítio, podem ser responsáveis por este quadro clínicoexplica Dr. Evandro de Souza Portes, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – .
O tratamento consiste em medicamentos específicos, como o hormônio antidiurético sintético (Desmopresina), ou medicações via oral, ou apenas o tratamento da doença que desencadeou o problema. “Vale lembrar que o diabetes insipidus pode acometer crianças e adultos e pode ser uma condição transitória ou definitiva. O tratamento clínico é muito eficaz e devolve a qualidade de vida ao paciente”, finaliza o endocrinologista.
“Abordagem das Doenças Hipofisárias na Infância e Adolescência” é um dos temas que serão discutidos no 13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia, o , que traz também a pesquisa aplicada no dia a dia do clínico nas áreas de Adrenal, Diabetes, Endocrinologia Pediátrica, Gônadas, Metabolismo Ósseo, Obesidade e Tireoide.
13° Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia
Quando: De 16 a 18 de maio de 2019
Horário: A partir das 8 horas
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Informações: http://www.copem2019.com.br
Sobre a SBEM-SP
A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais moléstias tratadas pelos endocrinologistas.
Serviço:
https://www.facebook.com/sbem.saopaulo/
https://www.instagram.com/sbemsp/
https://www.youtube.com/c/SBEMSP
Informações para a Imprensa
Gengibre Comunicação – (11) 94466-0408 (ligação e whatsapp)
Regiane Chiereghim: [email protected]
Patrícia de Andrade: [email protected]
Débora Torrente: [email protected]