O Dia Mundial do Diabetes tem o intuito de chamar a atenção para a necessidade do controle e prevenção da doença, que atinge mais de 14 milhões de pessoas no Brasil e mais de 400 milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) é quem está por trás desta campanha para que a informação e a educação possam mudar as estatísticas de pessoas com complicações e mortes advindas do diabetes.
Com o tema “Diabetes e Mulher: Nosso Direito a Um Futuro Saudável”, a Sociedade Brasileira do Diabetes e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia realizarão eventos na capital paulista para marcar esta importante data.
Anote as datas e locais e faça parte deste movimento mundial do Novembro Azul!
Dia 14/11 das 10 às 16 horas
Parque do Ibirapuera (Marquise próxima ao MAM – Museu de Arte Moderna)
Haverá evento educativo com palestras médicas e nutricionais, depoimentos de blogueiros contando suas vivências, mini-shows, atividades lúdicas, além dos serviços de testes de glicemia capilar, colesterol, hemoglobina glicada, medidas antropométricas, pressão, verificação dos pés, exame dos olhos, saúde da mulher, atividades físicas simples e nutrição voltada ao diabetes. Tudo isto orientado por uma equipe médica e multidisciplinar que estará presente no local.
Serão distribuídos materiais educativos para todas as pessoas que passarem pelas tendas, abrangendo temas como: nutrição, dicas de receitas saudáveis, pé diabético, diabetes gestacional, cartão de atendimento com dados pessoais e pontuação do Find Risk (rastreamento de risco de desenvolver diabetes mellitus).
Dia 15/11 – manhã
Memorial da América Latina
Haverá evento esportivo (corrida, caminhada e passeio ciclístico), em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de SP. A ação faz parte da Corrida das Américas.
Dia 15/11 das 20 às 22 horas
Teatro Tom Brasil (R. Bragança Paulista, 1281 – Santo Amaro, São Paulo)
Ocorrerá show motivacional com artistas que doarão seu cachê à causa do diabetes, chamando a atenção do público em geral para prevenção da doença.
Nos eventos, participarão entidades da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, (ANAD), Associação de Diabetes do ABC (ADIABC); Diretorias da SBD e da SBEM; laboratórios farmacêuticos que apoiam os eventos de diabetes, além de parceiros como secretários do Meio Ambiente, do Esporte, e da Saúde.
As atividades estimam alcançar um público de 3 milpessoas.
Para mais informações, acesse: http://www.diamundialdodiabetes.org.br
Fonte: site diamundialdodiabetes.org.br/