NOTÍCIAS

Obesidade: subir na balança é importante

“O controle do peso é muito importante no tratamento da obesidade. Não é uma questão estética, mas sim do controle da doença em cada paciente”, alerta Dr. Flávio Pirozzi, endocrinologista da SBEM-SP, enfatizando a importância de se deixar de lado os estigmas contra a obesidade, que é uma doença muito prevalente e, a depender do caso, pode ser prevenida por meio da adoção de hábitos saudáveis de vida. 

A obesidade é uma doença crônica e, se não tratada corretamente, pode levar a outros problemas de saúde como pressão alta, diabetes, colesterol e eventos cardiovasculares. Está relacionada com cerca de 13 tipos de câncer, além de ser um risco maior em caso de contaminação pelo novo coronavírus.

“Não existem milagres nem metas mirabolantes: cada paciente é único e nosso olhar deve ser para sua saúde, não para parte estética. Quando o paciente consegue alcançar um resultado de perda de 10% do peso, por exemplo, isso é muito importante e traz enormes resultados na saúde. Por isso, é fundamental subir na balança”, pontua o endócrino.

Números da Obesidade pelo IBGE (dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019)

  • A obesidade entre pessoas com 20 anos ou mais passou de 12,2% para 26,8% entre 2002/2003 e 2019.
  • 61,7% da população adulta brasileira estava com excesso de peso. Entre 2002 e 2003, esse percentual era de 43,3%.
  • Entre as pessoas com 18 anos ou mais, 25,9% estavam obesas, totalizando 41,2 milhões.
  • Um em cada cinco adolescentes com idade entre 15 e 17 anos estava com excesso de peso.
  • Cerca de um terço das pessoas de 18 a 24 anos estava com excesso de peso e, entre as pessoas de 40 a 59 anos, a proporção chegava a 70,3%.