NOTÍCIAS

XII COPEM – fatos da abertura oficial

Cerca de 1.440 congressistas escritos; 450 palestrantes; 156 trabalhos pôster; 22 temas livres; 15 prêmios; 24 estados brasileiros representados, com 70% do público formado pelo sexo feminino. Esses são os números do XII COPEM, divulgados durante a abertura oficial do evento pelo Dr. José Sgarbi, presidente da Regional São Paulo da SBEM e também presidente da Comissão Organizadora desta 12ª edição do maior evento da Endocrinologia em SP.

Antes dele quem discursou foi a presidente da Comissão Científica Dra. Marise Lazaretti Castro, que contou como foi gratificante encarar esse desafio. “Quisemos quebrar paradigmas e mostrar que o COPEM não é e nunca foi um congresso elitista”.

Após os discursos oficiais de abertura, seguiu-se uma emocionante sessão de homenagens de honra ao mérito. O primeiro endócrino a ser laureado foi o Dr. Antonio Roberto Chacra (Unifesp), que acumula mais de 55 capítulos de livros e mais de 190 artigos publicados em sua carreira.

Logo em seguida foi a vez do Dr. Marcos Tambascia (Unicamp), médico que já foi presidente da Regional de SP de 1994 a 1996 e cuja trajetória acumula mais de 60 bancas de mestrado e doutorado.

Dr. Osmar Monte foi o 3º especialista a receber a homenagem pela carreira. Emocionado, ele, que presidiu a Regional SP de 2006 a 2008 e soma mais de 40 capítulos de livros e mais de 60 artigos, fez questão de destacar sua escola, a Santa Casa.

Depois foi a vez de uma tocante homenagem póstuma ao Dr. Daniel Gianella Neto, falecido no início de abril, e relembrado com merecido carinho pelo Dr. Malebranche Cunha Neto.

Por fim, o Dr. Júlio Abucham Filho, que inovou com muita criatividade seu discurso, entregou o Prêmio SBEM-SP ao Dr. Marcello Bronstein, pela trajetória como médico e sua participação ativa na SBEM.

A cerimônia oficial de abertura e premiação foi seguida de coquetel durante apresentação dos trabalhos em pôster.

Para ver as fotos destes e outros momentos do 1º dia, clique aqui.