Substituto do Bisfenol A não é seguro

Data de criação 09/03/2016

As alternativas utilizadas na indústria para manufatura de produtos BPA-free podem não ser necessariamente seguras. É o que diz um artigo recentemente publicado pela Endocrine Society, que mostra em estudos com animais que o bisfenol S (BPS) é tão deletério ao desenvolvimento cerebral de fetos quanto o bisfenol A (BPA). 

No estudo da Endocrine, fetos de um tipo especial de peixe foram colocados em aquário com quantidade de BPA e BPS semelhante ao que os humanos são expostos na água. E os peixes adoeceram. 

“O vilão de alguns produtos plásticos não é só o bisfenol, mas também o ftalato, que desregula o sistema endócrino, pois inibe a atividade do hormônio testosterona”, comenta a presidente da Comissão de Desreguladores Endócrinos e médica da SBEM-SP, Dra. Tânia Bachega.

Segundo ela, existem estudos de associação que indicam que quanto maior a concentração de ftalato no leite materno maior também a frequência na população de má formação genital em meninos. “Ler os rótulos é uma necessidade hoje em dia e sempre que possível devemos evitar a exposição a esses agentes desreguladores do sistema endócrino”, complementa Dra Tânia. 

Alimentos ácidos enlatados produzem maior hidrolize, e as latas amassadas são o caminho para contaminação ao ftalato, pois o verniz se rompe e contamina os alimentos. 

“Até 2008, foram lançadas na água do mundo todo 13 toneladas de bisfenol. Impossível não estarmos contaminados, mas o que podemos fazer é tentar manter uma vida saudável, evitando esquentar alimentos nos potes plásticos”, alerta Dra. Tânia.

Atualizada em: 09/03/2016

Tópicos Relacionados

bpa, bps, desregulador endocrino, sbem-sp

Eventos em Destaque

I Encontro de Endocrinologia clínica de Sorocaba e Região

Data: 21/10/17

Horário: das 8:30 às 14 horas

Local: restaurante La Doc - Sorocaba , SP

II Simpósio Interdisciplinar do Departamento de Clínica Médica da FMUSP - SICLIM 2017

Data: 01 e 02 de setembro de 2017

Local: Centro de Convenções Rebouças

Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP

XXXII ENDOCAIPIRA - Encontro de Endocrinologistas do Interior de SP

Data: 02 de Setembro de 2017