NOTÍCIAS

Hipoparatireoidismo

Ocorre quando as paratiróides (principais responsáveis pela manutenção dos níveis sanguíneos de cálcio dentro da normalidade) deixam de funcionar por algum motivo e param de produzir o hormônio PTH, levando a queda das concentrações de cálcio (hipocalcemias).

CAUSAS

A causa mais freqüente de hipoparatiroidismo no Brasil ocorre após cirurgias de tiróide, quando as paratiroides podem ser retiradas inadvertidamente junto com a tiróide ou mesmo necrosarem após a cirurgia.

Em outros casos mais raros, o hipoparatiroidismo pode acontecer por destruição da glândula por auto-anticorpos (doença auto-imune), ou ainda por má-formação genética. A presença de catarata ou calcificações cerebrais deve levantar esta suspeita, especialmente quando aparecem em jovens com quadro clínico compatível. As dosagens sanguíneas de cálcio e PTH baixos definem o diagnóstico.

SINTOMAS

Os efeitos são graves, como formigamentos na região da boca, mãos ou pés, câimbras, que podem chegar a convulsões e crises tetânicas, ou seja, contrações musculares involuntárias e frequentes. Em geral, estes sintomas aparecem logo após a cirurgia, mas em alguns casos podem levar meses ou anos para aparecer.

TRATAMENTO

O tratamento é feito com reposição de cálcio e vitamina D, capazes de levar as concentrações de cálcio de volta aos valores normais.

Fonte: Dra. Marise Lazaretti Castro