Diretor da SBEM-SP comenta pesquisa de Harvard sobre glúten

Data de criação 22/03/2017

O Bom Dia Brasil desta semana trouxe uma reportagem sobre pesquisa feita pelo Departamento de Nutrição de Harvard, nos EUA, indicando que a pessoa que deixa de consumir glúten aumenta risco de diabetes.

Para Dr. Marcio Krakauer, diretor da SBEM-SP, o estudo tira conclusões indiretas, onde a redução das fibras seria a causa do aumento da incidência de diabetes. Para ele, é uma conclusão possível como causa, mas na verdade necessita de mais confirmações.

“O fato principal é que as pessoas estão em uma corrida contra o glúten (e a lactose), no meu ponto de vista, totalmente desnecessária, e sem nenhuma comprovação. Sintomas que melhoram ao reduzir ou retirar estes nutrientes podem ocorrer pela redução de carboidratos e pela redução calórica total também. Na minha visão, ainda a alimentação moderada e equilibrada é a chave da saúde. Além de exercícios e um bom sono”, complementa Dr. Krakauer.

Para ler a matéria do Bom Dia Brasil, clique em http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2017/03/deixar-de-consumir-gluten-aumenta-risco-de-diabetes-diz-pesquisa.html

Atualizada em: 22/03/2017

Tópicos Relacionados

diabetes tipo 2, endocrinologia, gluten