Câncer da adrenal conta com centros de referência

Data de criação 15/02/2016

Por Dr. Madson de Almeida*

 

O carcinoma do córtex da suprarrenal é um tipo raro de câncer com uma sobrevida inferior a 20% em 5 anos na doença metastática. O Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da FMUSP é um centro de referência no diagnóstico e manejo multidisciplinar dos pacientes com carcinoma do córtex da suprarrenal.

Atualmente, esses pacientes são acompanhados em conjunto com a equipe de Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), que tem grande expertise nessa rara doença. Como já mencionado no artigo da Endocrine News, o carcinoma do córtex da suprarrenal avançado não possui terapias que tenham um impacto significativo na redução da mortalidade. Desta forma, é fundamental inciarmos estudos clínicos fase II e III com o intuito de oferecer a esses pacientes e suas famílias um novo cenário de prognóstico. 

Para viabilizar os estudos clínicos, o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da FMUSP tem uma parceria científica com a Universidade de Michigan, que visa ampliar o conhecimento sobre a patogênese molecular desse câncer e promover estudos clínicos colaborativos a fim de incluir um maior número de pacientes. 

O Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas da FMUSP está aberto também a receber pacientes de qualquer Serviço do Brasil com diagnóstico de carcinoma do córtex da suprarrenal e que precisem de um tratamento mais especializado.

*Dr. Madson de Almeida é médico da SBEM-SP e pesquisador de carcinoma adrenal.

Atualizada em: 15/02/2016

Tópicos Relacionados

adrenal, carcinoma